Histórias de sucesso #12: Lessandra Nara Torres Silva– TJPB
Olá pessoal! Hoje o histórias de sucesso é com a amiga Lessandra, aprovada no TJPB! Ela gentilmente nos concedeu a entrevista que segue:
Nome: Lessandra Nara Torres Silva
Data de nascimento: 02.06.89
Naturalidade: São Paulo
Concurso(s) para magistratura qual(is) foi aprovado:
R:
TJPB
Outros concursos em que foi aprovado:
R:
Só fazia magistratura e MP.
Período de estudos até a primeira aprovação em concursos de magistratura:
R:
3 anos até a prova oral
Trabalhou durante os estudos? Cargo?
R:
Sim, advogada e juíza leiga
Tempo médio de estudos diário:
R:
6h
Quantas matérias diferentes lia por dia? E em uma semana?
R:
Estudava em blocos, nunca adotei esses sistemas idealizados por coachings, eu ia conforme minha própria dificuldade, por exemplo era fraca em processo penal, ficava duas semanas imersas estudando a matéria, depois ia para outra. Conforme a prova se aproximava, fazia as revisões em blocos também.
Estudava sábados/domingos/feriados?
R:
Sim. Todos.
Utiliza grupos de facebook/whatsapp para estudar? Acredita que valha a pena?
R:
Não usava, acho perda de tempo e que tira o foco. Quando usei para prova oral me atrapalhou muito.
Fazia resumos/cadernos ou utilizava algum feito por outras pessoas?
R:
Fiz meus cadernos em meu primeiro ano de estudo e os utilizei até a prova oral, por insegurança buscava o material dos outros, mas minha base sempre foi ele.
Com qual frequência fazia exercícios para prova objetiva?
R:
Depois de um tempo só estudava com exercícios.
Com qual frequência lia “lei seca”?
R:
Véspera das provas e conforme fazia exercício. É que depois de um tempo, meu estudo se resumia a revisar para as provas.
Com qual frequência lia jurisprudência? Lia diretamente dos sites dos Tribunais Superiores ou através de outros sites (como dizer o direito ou EBEJI)?
R:
Não sei determinar, mas garantia que tivesse tudo lido e relido para a prova.
Indicaria algum curso online com foco em magistratura/carreiras jurídicas? Indicaria algum curso de oratória para a fase oral?
R:
CERS somente para quem está iniciando os estudos. E-magis para ir treinando para a segunda fase e para a fase oral não tenho indicações.
Indica algum método diferenciado de estudos para alguma das fases (objetiva/discursiva/sentenças/oral)?
R:
Sim, minha dificuldade sempre foi a primeira fase, me perdia no meio de tantas matérias e nunca fui muito organizada no meu método de estudo. Contudo, na segunda fase considero que tive um desempenho acima do normal, explico: Minha primeira segunda fase foi do MPBA, na época eu não tinha 2 anos de formada, era bastante inexperiente e não passei para a oral por apenas 0.07 pontos. Segui nos estudos e em minha primeira segunda fase da magistratura (TJPB) tive um bom desempenho pulando de 280 à 9a colocação, apesar de na prova oral voltar a perder colocação. Acredito que eu tenha acertado na segunda fase foi em treinar, treinar e treinar. Eu fazia uma sentença por dia, mas todos os dias fazia uma sentença. Se estava cansada, fazia o esqueleto de 2 para compensar. No dia da prova, meus parágrafos já eram prontos, saiam de forma automática e muito natural. Minha prova tinha limite de linhas e ao bater o olho nela eu já sabia quantas linhas cada ponto que eu iria tratar ia ocupar. Isso me deu muita tranquilidade e obtive um bom desempenho.
Estudava a banca/examinadores responsável pela elaboração das provas da segunda fase em diante?
R:
Sim e hoje considero perda de tempo.
Se o tribunal é responsável pela elaboração das sentenças e tem um posicionamento diverso do pacificado nos Tribunais Superiores, adotaria qual posicionamento?
R:
Tribunais Superiores, ressaltando ser o posicionamento deles.
BIBLIOGRAFIA
Quais livros/autores ou cursos/cadernos indicaria para os estudos nas matérias abaixo (se possível, especificar o professor de cada matéria nos cadernos/cursos):
Recomendo as sinopses da JusPodvium em todas matérias. É isso! Até a próxima!